" É feliz quem a Deus se entrega e orienta seus passos no Senhor! " (sal 1)

Páginas

13 de dezembro de 2010

UM TEMPO ESPECIAL

"O Reino dos Céus é dos violentos..." Estas são palavras do evangelho para esta semana de Advento. Mas por que é preciso ser violento? 
A palavra "violento" toma um sentido real de mudança de vida, principalmente neste tempo em que vamos caminhando dia-a-dia para o Natal, festa da "Palavra que se fez carne" (Jo 1, 14). 

Mas em que preciso mudar, e se mudar, para o quê? O que ganho com isso? Mudar de vida não é fácil, mudar meu comportamento, minhas atitudes, meu modo de pensar e até de ver as coisas, não é fácil. Mas é necessário. Certo dia assisti a um filme em que o professor pediu ao alunos que subissem nas classes e olhassem ao redor. Enquanto uns riam, outros achavam estranho a proposta do velho professor. Alguns poucos perceberam que na realidade o professor os provocava para que eles olhassem aquela mesma realidade com uma outra visão.  É assim que o Senhor faz conosco, enquanto muitos vivem mais um Natal do Papai Noel, da festa, das compras, dos brilhos e barulhos, Ele chama a nós, cristãos, a olhar a minha e a sua vida, nossas famílias e nossa comunidade de uma outra forma permitindo que, ao percebermos o que não está bem em nós, pela graça do Espírito Santo, possamos mudar.

As vezes preciso mudar a respeito do que penso sobre esta ou aquela pessoa. Talvez a mudança seja uma boa confissão, colocando para o sacerdote as mágoas ou ressentimentos que temos no coração que impedem de sermos felizes ou, quem sabe, a mudança seja a forma negativa que eu e você temos de ver as coisas. Não sei que você precisa mudar, mas se tiver, não tenha medo de ser "violento" consigo mesmo. Santa Teresa Dávila já dizia que "Deus faz violência comigo, para que eu faça violência em mim". Não tenha medo de mudar, não importa o que os outros irão dizer de você, mas o que Deus será em você.

O Deus Menino está chegando e deseja encontrar espaço na manjedoura transformada  do seu coração.

Desejo a todos uma abençoada caminhada de advento.

0 comentários: