" É feliz quem a Deus se entrega e orienta seus passos no Senhor! " (sal 1)

Páginas

25 de maio de 2011

PARA O MUNDO ESTAMOS MORTOS



“Pelo Batismo nós fomos sepultados com Cristo na morte, a fim de que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova” (Rm 6,4).

É isso mesmo: Pelo Batismo que nos salva morremos e ganhamos uma vida nova. Somos mergulhados na morte e emergimos pelos méritos de Cristo. E se pelo sacramento recebemos o sinal deste mistério, como que a semente da vida nova, ao longo de nossa vida temporal devemos assumir o compromisso de tornar esse sacramento uma realidade encarnada em todo o nosso ser, tornando-nos outro Cristo.

E esse é um processo de contínuas mortes, seguidas de ressurreições. “Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos” (Col 3,2-3.5). Tudo o que é terreno precisa morrer.

“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna” (Jo 12, 24-25).

Todos nascemos de modo semelhante, mas como é diferente a morte de um ímpio da morte de um santo. A primeira é cheia de tristeza, encarada como o fim. A segunda é conduzida em paz, assemelha-se a um novo nascimento, e gera frutos de esperança, fé, conversão,... Porque na verdade quem está com Cristo, não morre. Como disse Jesus: “Quem crê em mim, não morrerá jamais” (Jo 11,26). Quem é de Cristo passa pela cruz como trampolim para a ressurreição. Mortifica-se na carne, mas a sua vida está escondida em Deus.

O fruto do pecado é a morte, mas o fruto do Batismo é a ressurreição. Eis o caminho de salvação que Jesus abriu para nós! Aleluia! Portanto não tenhamos medo. Se com Ele morrermos, com Ele viveremos!
Carina Marin Nardello

0 comentários: