" É feliz quem a Deus se entrega e orienta seus passos no Senhor! " (sal 1)

Páginas

26 de dezembro de 2011

UM CANTO NOVO



 Estive pensando: o caminho de conversão é semelhante ao processo de um aprendiz de canto.
 Porque quem quer aprender a cantar deve tomar consciência de muitos movimentos simples, como a respiração, e coisas pequenas, articulação das palavras, ressonâncias, dinâmicas... coisas difíceis de enxergar e perceber inicialmente mas que fazem toda a diferença.
 Às vezes pode parecer até humilhante ou ridículo reaprender a respirar e a pronunciar as palavras. E ouvir que estamos respirando errado e corrigir todos os vícios de postura é muito trabalhoso.
  Assim também em nossa caminhada com Deus. Quando deixamos Deus nos olhar e nos orientar, Ele costuma abalar as nossas estruturas. E muitas coisas que para nós são “naturais”, “espontâneas”, precisam ser modificadas. Quando nos colocamos na presença do Senhor não devemos resistir, mas dizer-Lhe: Faz de mim o que queres! O Senhor transforma violentos em mansos, tímidos em audaciosos, mentirosos em transparentes, infelizes em bem-aventurados.
  Cantamos e vivemos por intuição, da maneira que achamos melhor. Mas todos precisamos de um bom orientador para conseguirmos ser melhores e lapidar vícios que não percebemos.
  E esse é um trabalho penoso. Mas aos poucos vai-se lapidando a pérola e surgindo uma beleza rara, antes escondida. Uma pessoa bem orientada transforma-se de forma a ficar irreconhecível. Teve coragem de deixar-se moldar. Infelizmente muitos resistem e ficam estagnados. O bom orientador é aquele que faz aflorar a individualidade, não coloca todos na mesma fôrma, e para isso parte de princípios e não de resultados ou aparências.
  Então o cantor percebe que encontrou a sua voz natural, verdadeira. Liberto dos cacoetes e tensões, e consciente do que deve fazer, é verdadeiramente espontâneo e belo.
   Assim Deus quer nos instruir. A lei de Deus é, na verdade, a lei natural e espontânea de nossas almas. Deixemos o Senhor corrigir nossos vícios, abrir nossos olhos e ouvidos, desatar-nos do pecado e seremos felizes.
       “Cantai ao Senhor um cântico novo.” Sl 95, 1a
Carina Nardello

0 comentários: