" É feliz quem a Deus se entrega e orienta seus passos no Senhor! " (sal 1)

Páginas

12 de agosto de 2015

Abri as portas para Deus!


 
 O Espírito Santo bate à porta dos corações incansavelmente. Ele que é o doce hóspede da alma, que já habita em cada um de nós, batizados, segue batendo às portas pacientemente. Quer entrar e ter livre acesso em todos os recônditos do interior do homem.
  Segundo santa Teresa d’Ávila, a alma humana é como um grande castelo, com inúmeras peças, onde, no salão central, habita Deus. Nem o pecado mortal é capaz de retirar Deus da alma... Não,     
  Deus não nos abandona. Ele habita no interior dos seus filhos, verdadeiramente! Mas, com o pecado, fechamos as portas para Ele, não permitindo que Ele reine em todo o nosso ser. Devido ao pecado somos privados da graça de Deus.
   Para fechar a porta para Deus usamos de nossa liberdade, entretanto, para abrí-la novamente não basta a nossa vontade. Tornamo-nos escravos. Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem comete o pecado, é escravo.”(Jo 8, 34) Sim, tornamo-nos escravos do pecado que nos domina e fazemos a vontade do Diabo. Até São Paulo confessou: “não faço o bem que quero, mas pratico o mal que não quero.” (Rm 7, 19)
   Mas existe uma saída: “Se o Filho vos libertar sereis, realmente, livres.” (Jo 8, 36) Jesus tem a chave de todas as nossas portas e quer nos libertar! É preciso clamar a Jesus de coração contrito e reconciliar-se com Ele. 
   pós a morte de Jesus, quando os apóstolos estavam à portas trancadas, Ele se pôs no meio deles, soprou sobre eles o Espírito Santo e os enviou a perdoar os pecados (cf. Jo 20, 19-23). Assim Jesus instituiu o Sacramento da Reconciliação ou Confissão, dando-nos o antídoto de todo mal, o meio escolhido por Ele para nos libertar, a chave que abre todas as portas!
   O Catecismo da Igreja Católica nos ensina: “A confissão individual e integral dos pecados graves, seguida da absolvição, continua sendo o único meio ordinário de reconciliação com Deus e com a Igreja.”(CIC 1497)
   Portanto, busquemos a Confissão frequentemente. As portas da alma precisam estar abertas para o Espírito Santo reinar em nosso ser.
Abri as portas para Deus!
Carina Nardello 

0 comentários: