" É feliz quem a Deus se entrega e orienta seus passos no Senhor! " (sal 1)

Páginas

5 de dezembro de 2017

COMO RECEBER A GRAÇA DE DEUS ?

A doutrina da Igreja nos ensina que a Graça está disponível à toda pessoa que tem fé, que busca a Deus de coração. Mas há algumas
condições para que a graça de Deus se manifeste na nossa vida. Precisamos nos atinar para isto: há condições para recebermos a graça de Deus.
A perícope de Lc 18, 35-43, nos mostra essas condições. O cego de Jericó era um homem de fé. Freqüentava o templo, porque havia uma imposição dos doutores da lei de que todo homem que morasse numa circunferência de 25km de Jerusalém era obrigado a estar nas festas do templo, senão esse homem era excluído da religião e impedido de entrar no templo. Ele era mendigo nas portas de Jericó, a 24Km de Jerusalém,  e usava a capa que todo indigente devia usar para receber um salário de Roma. E Jesus, que sempre nos olha, viu aquele cego.

Primeira condição para receber a Graça: que o homem reconheça as suas verdadeiras necessidades.
Jesus perguntou ao cego: que queres que eu te faça? Parece uma resposta óbvia, mas Jesus perguntou. E ele respondeu: que eu veja; mas ele podia ter falado de uma outra necessidade.  Primeiro: nós precisamos saber o que precisamos. Porque você pode dizer: eu estou precisando de trabalho; o meu casamento está sofrendo de inanição; a minha casa é uma Babel, ninguém se entende... Mas você sabe qual o fundamento dessa situação na sua vida? Você sabe se é um pecado que ocasionou isso? Você sabe se foi algo que você fez contra alguém, ou se é algo espiritual que está na sua vida?
Aquele cego enxergava mais que muita gente. Porque ao deixar de ser cego e abandonando a sua capa, ele perderia o auxílio que ganhava como indigente. Mas ele não teve medo de perder essa segurança e foi até Jesus pedir a cura.
Quantos que não querem deixar de estar doentes para não perder o auxílio do governo? Ou se escondem do governo para receber o auxílio mesmo já curados?
Quantos ficam se escondendo de Jesus porque sabem que se Ele curar, Ele vai mexer nas situações que estão erradas... Jesus disse que há muitos que não vêm a Ele porque estão nas trevas e não querem a luz.
Eu preciso reconhecer a minha necessidade: é uma cura, ou o reconhecimento de um pecado, um erro. E às vezes dói, porque Jesus vai mexer numa situação que a gente não queria que Ele mexesse. Ele coloca remédio na ferida e dói.

Segunda condição: que o homem creia em Jesus de todo coração e declare a sua fé com seus lábios.
O cego declarou sua fé sem vergonha e sem medo: - Jesus, filho de Davi! Muitas vezes para professar a fé arrisca-se a própria vida neste mundo cheio de ideologias contrárias.

Terceira condição: que o homem invoque o nome de Jesus e clame por Sua salvação. Jesus Cristo não foi um médium, não foi apenas um homem, ou uma luz, mas Ele é Deus feito homem. Não podemos nos omitir diante dos homens de proclamar que Jesus é Deus. E invocá-Lo pedindo a salvação.
Se você viver essas três condições vai haver manifestação de Deus em sua vida. 


Otávio Pereira

0 comentários: